A temporada de cruzeiros está chegando, e com ela, a oportunidade de seus clientes desbravarem o mar em grande estilo. De novembro a abril de 2025, mais de 7 transatlânticos irão navegar pela costa brasileira, partindo de Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Itajaí.
Com tantas opções de roteiros e destinos, ajudar seu cliente a se preparar para essa aventura, especialmente aqueles que nunca embarcaram em um cruzeiro, pode fazer toda a diferença na hora da venda. Por isso, preparamos um guia com dicas imperdíveis para transformar a experiência do seu passageiro em algo memorável.
Confira as dicas:
01 – Como é a alimentação em um cruzeiro?
Dúvida número um de todo e qualquer “marinheiro de 1ª viagem”, o regime de alimentação muda de acordo com o pacote contratado e de companhia para companhia. Mas no geral, as três principais refeições do dia estão garantidas. Alguns pacotes incluem ainda lanche da tarde e snacks da madrugada.
02 – Fique atento ao horário das refeições
Para evitar filas nos restaurantes, os cruzeiros costumam dividir as refeições em turnos. Fique de olho no horário designado para sua cabine! Se preferir maior flexibilidade, considere investir em um plano de vantagens a bordo mais completo.
03 – Como funcionam as bebidas?
Geralmente, bebidas alcoólicas e não alcoólicas são cobradas separadamente. A boa notícia é que existem pacotes específicos de bebidas para quem quiser tomar alguns bons drinks a bordo. Os planos costumam variar de acordo com a sua preferência. Quanto mais caro, mais bebidas são adicionadas à carta. Simples, não?
04 – Que documentos levar?
Para embarcar, a dinâmica é semelhante a de um aeroporto. Nos cruzeiros nacionais, basta apresentar um documento oficial com foto, como RG ou CNH. Já em viagens internacionais, o passaporte é obrigatório, exceto nos países do Mercosul, onde ele é opcional. Lembre-se de verificar a necessidade de vistos e outras exigências.
05 – Que roupa levar?
Equilíbrio é tudo. Atente-se a programação do navio e monte looks adequados para cada ocasião. Da mesma forma que existem momentos de descontração, na piscina, na praia ou em passeios terrestres, eventos de gala também são bastante comuns a bordo. Um bom exemplo disso é a “Noite do Comandante”, onde um pouco mais de capricho ao se vestir é mais do que bem-vindo.
06 – Lembre-se disso ao fazer as malas!
Verifique as regras de bagagem da sua companhia de cruzeiros, especialmente sobre limites de peso e itens permitidos. Na mala de mão, leve roupas de banho, medicamentos e objetos pessoais essenciais. Assim, você já poderá aproveitar o navio caso sua mala demore a chegar na cabine.
07 – Nem tudo está incluso!
Cruzeiros oferecem uma vasta gama de atividades. Muitas delas são gratuitas, mas fique atento: algumas experiências, como tratamentos de SPA e certos restaurantes, podem ter custo adicional. Excursões em terra também são opcionais e pagas à parte.
08 – Previna-se
Esteja sempre preparado para qualquer eventualidade. Tenha sempre em mãos remédios, especialmente contra enjoos. Há farmácias a bordo, mas o preço costuma ser salgado como a água do mar. Em caso de emergências, não se preocupe. Existem médicos a bordo, mas eles são pagos à parte. Por isso, não se esqueça do seguro viagem.
Gostou do que viu?
Compartilhe essas orientações e garanta que o seu cliente esteja preparado para desbravar os sete mares!