Imagine o seguinte cenário: ruas enfeitadas com milhares de luzes cintilantes e coloridas, o ar preenchido com o aroma irresistível de biscoitos de gengibre e vinho quente, crianças entoando canções de Natal e famílias inteiras compartilhando momentos felizes. Parece filme, mas não é. Este é o cenário de um típico Mercado de Natal na Europa, uma tradição mágica que leva gerações e gerações a vivenciarem o espírito natalino como um verdadeiro conto de fadas.
Essa tradição começou na Alemanha, por volta do século XIV e logo foi se espalhando por outras regiões da Europa. Hoje, esses mercados são verdadeiras atrações turísticas, que encantam pelo sabor da sua gastronomia, a beleza da sua decoração e o charme do artesanato, que relembra o melhor das culturas europeias.
Não por acaso, é possível encontrar boas opções de Mercados ou Bazares de Natal por toda a Europa. Uma atração e tanto, principalmente para nós, brasileiros, que celebramos o Natal de uma forma bem diferente, longe da neve e das tradições típicas do hemisfério norte.
Interessado?
Então confira algumas opções de Mercados de Natal para sugerir ao seu cliente que estiver de viagem marcada para a Europa, entre novembro e dezembro.
1 – Mercado de Natal de Colônia, Alemanha
Colônia é lar de um dos maiores e mais tradicionais mercados de Natal da Alemanha. Com sua gigantesca catedral gótica ao fundo, o mercado é dividido em diferentes temas e oferece de tudo um pouco: decoração natalina artesanal, brinquedos, atrações e comidinhas típicas alemãs.
O Weihnachtsmarkt é um charme só. Mas será que você é capaz de pronunciar o nome da atração em alemão? Fica aqui a reflexão…
2 – Winter Wonderland, Londres – Inglaterra
A combinação entre o inverno de Londres e o Winter Wonderland, no Hyde Park, faz de Londres um dos melhores destinos da Europa para entrar no clima do Natal. Além de inúmeras barraquinhas que vendem delícias natalinas, a atração conta ainda com pista de patinação no gelo, shows ao vivo, roda-gigante e uma vila bávara que oferece um gostinho da Alemanha no coração da Inglaterra. Uma tração sem igual para qualquer idade.
3 – Mercado de Natal de Estrasburgo, França
Conhecida como a “Capital do Natal”, Estrasburgo possui um dos bazares de Natal mais antigos da Europa, realizado desde 1570. A atração está localizada na região da Alsácia, na fronteira entre França e Alemanha, e une o melhor das duas culturas em uma experiência única, repleta de iguarias. Tente não se impressionar com a enorme árvore de Natal, na Praça Kleber, e com a arquitetura medieval das casas e prédios.
4 – Mercado de Natal de Praga, República Tcheca
Praga transforma-se em um sonho natalino durante o inverno. A Praça da Cidade Velha abriga um mercado repleto de chalés decorados, luzes e uma enorme árvore de Natal que ilumina o coração da cidade. Experimente pratos típicos tchecos, como o trdelník (massa doce enrolada com açúcar e canela) e o svařák (vinho quente). As apresentações de corais e os estandes que vendem enfeites feitos à mão são um atrativo especial.
5 – Mercado de Natal de Tallinn, Estônia
Pequeno e charmoso, o mercado de Natal de Tallinn é um dos mais autênticos da Europa e se realiza em uma praça medieval que parece ter saído de um conto de fadas. A neve que cobre as ruas da cidade adiciona um toque especial à decoração natalina. O mercado é famoso por seu artesanato local, desde suéteres de lã a esculturas em madeira, e pela culinária única, como o pudim de Natal e o vinho quente com groselha.
6 – Mercado de Natal de Viena, Áustria
Viena brilha durante o Natal, e o mercado principal, o Christkindlmarkt, é realizado na frente da belíssima prefeitura da cidade. A atmosfera é ao mesmo tempo majestosa e aconchegante. As barraquinhas são famosas por venderem artigos artesanais autênticos, como enfeites de Natal, velas e guloseimas austríacas. Experimente o lebkuchen (biscoito de gengibre) e não perca a chance de assistir a uma apresentação de coral ao ar livre.
7 – Santa Claus Village, Rovaniemi – Finlândia
Fechando a lista, este “mercado de Natal” vai além do formato tradicional, pois trata-se de uma vila inteira temática, onde adultos e crianças podem sentir a verdadeira magia do Natal ao visitar a “casa oficial” do próprio Papai Noel. Por ali, pode-se encontrar decorações natalinas encantadoras, lojas de presentes exclusivos, artesanato local e, claro, o próprio “Papai Noel”, com quem é possível tirar fotos e até enviar uma carta.
Além disso, a vila conta com um espaço cheio de atrações típicas da Lapônia, como safáris com renas, trenós puxados por cães huskies, iglus de vidro para observação da aurora boreal, e muitos shows e atividades para toda a família. No período natalino, a vila ganha ainda mais luzes, músicas e guloseimas de dar água na boca, como biscoitos de gengibre fresquinhos e bebidas quentes.
Por que visitar?
Rovaniemi oferece uma experiência completa para quem deseja mergulhar no espírito natalino, com uma mistura de cultura local, cenários de inverno inesquecíveis e atividades que remetem ao imaginário da casa do Papai Noel. É, sem dúvida, um mercado de Natal fora do comum, que encanta visitantes de todas as idades.
E aí, gostou da lista?
Conhece alguém cliente apaixonado pelo espirito de Natal?
Compartilhe este artigo com ele e comece a planejar essa experiência com a ViagensPromo com os nossos pacotes para a Lapônia e demais destinos da Europa.